Ensino da Escrita: dimensões gráfica e ortográfica

A escrita constitui a ferramenta a partir da qual o ser humano persiste e se impõe ao tempo. Ela determina a nossa maneira de pensar e a forma como gerimos e organizamos a informação. “Quem escreve, pensa de um modo diferente”.

O maior desafio que se coloca aos professores das turmas de 1º ano de escolaridade é o de acompanhar os seus alunos na aventura da descoberta da comunicação escrita. Afinal é a forma como lemos e escrevemos que determinará a nossa maneira de interpretar e pensar o mundo que nos rodeia.



Aspectos como valorizar os conhecimentos que cada aluno transporta ao chegar à escola ou dar uma dimensão pragmática às aprendizagens são decisivos na difícil tarefa de construir a autonomia das crianças na comunicação escrita.
Para isso o professor do 1º Ciclo tem de valorizar o diagnóstico inicial de aprendizagem, não podendo colocar todos os alunos no mesmo patamar inicial de aprendizagem! Esse estudo inicial ajudará o professor a situar os alunos em patamares diferenciados e a proporcionar a cada um estratégias adequadas às suas capacidades e ao seu ritmo de aprendizagem.




EB1 de Sátão - LEILÃO DE DE FRASES E PALAVRAS


Esta actividade foi dinamizada a partir a ideia de um leilão onde os alunos, em grupo, podiam comprar o maior número possível de frases ou palavras despendendo o menos possível do dinheiro atribuído a cada grupo.
Não duvidem que o leilão foi animado!


No final determinou-se o grupo vencedor avaliando a qualidade das compras adquiridas e explicitando as regras ortográficas... acreditem que conseguimos vender alguns gatos por lebres mas só aos mais incautos!




EB1 de Vila Nova de Paiva - LIÇÕES DO TONECAS e CAÇA AO ERRO

A professora Helena identificou as dificuldades da turma, ao nível da ortografia. Preparou esta actividade para que os alunos pudessem corrigir alguns dos erros mais frequentes.
Começaram por explorar o texto "As lições do Tonecas". Depois os alunos estiveram a identificar e a corrigir alguns erros ortográficos. Não é fácil estar no papel de professor porque de seguida tiveram de explicitar a regra que não era respeitada em cada erro identificado.
No final, para descontrair, estiveram a jogar o jogo "Caça ao Erro" e a dramatizar o texto!