Conhecimento Explícito da Língua





Ajudar a criança a reflectir sobre a língua é possibilitar-lhe aceder a níveis mais elaborados do conhecimento linguístico que, por sua vez, se reflectirá na forma como ela compreenderá o material escrito e a mensagem nele contida.

Sim-Sim

EBI de Ferreria de Aves - VAMOS ARRUMAR PALAVRAS



Arrumar peúgas é uma coisa maçadora! Já arrumar palavras pode ser um desafio aliciante… 
A turma foi dividida em três grupos e, a cada grupo, foram distribuídas quatro caixas onde os alunos deveriam arrumar dezenas de palavras que se encontravam espalhadas pelas mesas…
Seria para arrumar por ordem alfabética? Não. As caixas são só quatro e as letras são tantas!
Seria para arrumar pelo tamanho da palavras? Há as grandes,  as médias e as pequenas. Também não podia ser!
O critério teria de ser outro! As palavras teriam de ser arrumadas por classes: nomes, pronomes, verbos e adjectivos. E não havia nenhuma que não coubesse neste critério!



EB1 de Vila Nova de Paiva - GRAMÁTICA AOS PONTOS

Hoje a professora Helena apresentou-se na sala com umas caixas misteriosas. Pareciam matrioskas russas porque entravam umas dentro das outras... disse que ia-mos fazer um jogo! As regras eram simples: os alunos tinham que mimar uma palavra dada que vinha escondida dentro das tais caixas e a equipa adversária tinha de adivinhar a palavra mimada e cumprir uma pequena tarefa de conhecimento explícito. Cumpridas estas tarefas poderiam ganhar dez pontos! Os pontos ditariam o vencedor e isso obrigou a turma a estar muito atenta! No final acabámos por ganhar todos porque conseguiram aplicar dezenas de conteúdos de conhecimento explícito!






Sem comentários:

Enviar um comentário