Oficina de Escrita: A Arte de Aprender a Escrever


Ensinar a escrever, assim como ensinar, é uma arte, uma arte porque não temos base sólida de conhecimentos. Tacteamos, experimentamos e assim vamos avançando. Uma arte que envolve ralações  entre pessoas, entre seres humanos e essa é a parte mais bela da arte de ensinar e de ensinar a escrever

Carliza Vettorato Timm



ACTIVIDADES


Escola de Casal de Cima - RETALHOS DE...



A oficina foi implementada para alunos do 1º e 4º ano pelo que houve necessidade de fazer alguns ajustes na fase da escrita. A actividade implementada foi "Retalhos da Professora" e tinha como objectivo treinar com os alunos (4º ano) a escrita de textos descritivos.
Elaborou-se uma manta de retalhos com desenhos, palavras e frases sobre a professora. Definiu-se a estrutura do texto e aspectos a incluir (avaliação).
(...)

EB1 de Sátão - A RIMA DO ROMEU

Será que todos sabem o que é um facochero? Os alunos da professora Dalila também não sabiam mas descobriram no dia 13 de Abril... para isso usaram diversas estratégias de compreensão oral/escrita. Anteciparam conteúdos, levantaram hipóteses, fizeram investigação e novas leituras, confrontaram informações. E tudo isto sabem para quê? Para descobrirem que um facochero é um javali. Claro que também aprenderam outras coisas importantes: como organizar informação, como escrever textos informativos, como avaliar este tipo de textos...









EB1 de Sátão - NÃO SEJAM REPETITIVOS


Com esta sessão pretendíamos que os alunos tomassem consciência de que devemos evitar repetições desnecessárias de palavras nos textos que escrevemos.
A turma, de segundo ano, leu um texto, identificando repetições desnecessárias. Procuraram sinónimos que substituíssem as palavras identificadas, agruparam-nas pela sua semelhança semântica... No final fizeram a reescrita do texto, em grupos, avaliando e decidindo a melhor escolha. O texto ficou bem mais agradável!



Sem comentários:

Enviar um comentário